Membros/Colaboradores


Professora de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutora em Ciências Sociais (UFBA) (2016). Graduada em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1990), Bacharela em Direito pela Faculdade Ruy Barbosa (2009), Especialista em Educação Brasileira pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1994), Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior (UCSal - 1993), Mestra em Comunicação e Cultura Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (1996). Email:

Professora de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestra em Filosofia Contemporânea pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010). Graduada em Filosofia pela Universidade Católica do Salvador (1996). Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela Universidade Estadual da Bahia – UFBA (2002). Email:

Professor de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2008). Bacharel e Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2003). Email: jeudyaragao@ifba.edu.br

Professora de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestrando em Artes Visuais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Educação Estética, Semiótica e Cultura pela pela Universidade Federal da Bahia – UFBA/FACED (2003). Graduada e licenciada em Filosofia, com Habilitação em História (UNIOESTE) (1999). Email:

Professora do Instituto Federal. Doutora  em Filosofia da educação pela FACED /UFBA. Mestre  em Desenvolvimento  humano e responsabilidade social pela Fundação  Visconde  de Cairu. Especialista  em Filosofia Clínica  e em Gestão  e logística de recursos humanos. Graduada em Filosofia. Email:

Professor de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Email:

Professor de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Lógica e Filosofia da Ciência pela UFMG. Licenciado e Bacharel em Filosofia (UFJF) (2009). Mestre em Lógica e Filosofia da Ciência pela UFMG (2010). Email:



Professor de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Filosofia (UFBA). Mestre em Filosofia (UFRJ). Especialista em Filosofia Moderna e Contemporânea (UFJF). Bacharel e licenciado em Filosofia (UFJF). Email:
Professor de Filosofia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia - IFBA. Mestrado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia – IFBA (2013). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia (2010). Email:


Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Geografia, professor do curso de Licenciatura em Geografia do Instituto Federal da Bahia - IFBA, campus Salvador. Email:

Professora de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutora em Geografia pelo Núcleo de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Sergipe (NPGEO-UFS). Mestra em Geografia. Bacharela em Geografia pela UFS. Email:

Professora de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador.
Mestra em Geologia (UFBA). Bacharela e licenciada em Geografia (UFRGS). Email:

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Geografia (UFPE). Mestre em Cultura e Turismo pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Licenciado em Geografia (UEFS). Email:

Professora de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador.
Mestra em Geografia (UFBA). Bacharela e licenciada em Geografia (UFBA). Email:

Professora de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador.
Mestra em Geografia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino Superior (FIP). Bacharela e licenciada em Geografia (UFBA). Email:

Professora de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador.
Doutoranda em Geografia (UFC). Mestra em Geografia (UFBA). Bacharela e licenciada em Geografia (UFBA). Email.

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Ensino, Filosofia e História das Ciências (UFBA). Mestre em Geografia (UFBA). Especialista em Auditoria e Gestão Ambiental (FACCEBA). Licenciado em Geografia (UEFS). Email:

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Geografia (UNESP). Mestre em Geografia (UFBA). Especialista em Metodologia do Ensino em Geografia (UEFS). Licenciado em Geografia (UCSAL). Email:

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Geologia (UFBA). Mestre em Geografia (UFBA). Licenciado em Geografia (UCSal).

Professora de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutoranda em Geografia (UFBA). Mestra em Geografia (UFBA). Bacharela e licenciada em Geografia (UFBA). Email:

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Geografia Física (USP). Mestre em Arquitetura e Urbanismo (UFBA). Especialista em Ensino de Desenho Urbano (UEFS). Licenciado em Geografia (UEFS). Email:

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Geografia (UFBA). Mestre em Geografia (UFBA). Bacharel e licenciado em Geografia (UFBA). Email:

Professor de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Geografia (UFBA). Mestre em Engenharia da Produção (UFRJ). Licenciado em Geografia (UFBA). Email:

Professora de Geografia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestra em Geografia (UFBA). Especialista em Geoprocessamento (IFPI). Bacharela e licenciada em Geografia (UFBA). Email:


Departamento de História


Professora de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestra em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia (2008). Bacharela e licenciada em história pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2004). Email:

Professor de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (2015). Mestre em Estudos Interdisciplinares Sobre Mulheres, Gênero e Feminismo pela Universidade Federal da Bahia (2009). Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1992). Graduação em História pela Universidade Católica do Salvador (1988). Email:




Professor de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em História Social pela Universidade Federal da Bahia (2017). Mestre em Letras - Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (2002). Graduado em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1998). Email:

Professor de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2007). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1992). Graduado em Direito pela Universidade Federal da Bahia (2000). Graduado em História pela Universidade Católica do Salvador (1986). Email:

Professora de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2007). Email:

Professora de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Estudos Interdisciplinares sobre Mulheres, Gênero e Feminismo - PPG-NEIM. Mestra em Pedagogia Professional pelo Instituto Pedagógico para la Educación Técnica y Profesional (2001). Especialista em Metodologia do Ensino Superior – UFBA/FACEBA. Graduada e licenciada em história pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1985). Email:

Professora de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestra em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2005). Graduada em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1997). Email: veratarso@ifba.edu.br

Professora de História do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutoranda Programa Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia – UFBA/UEFS. Mestra em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2002). Graduada em História pela Universidade Federal da Bahia (1999). Email:




Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2011). Especialista em Administração de Empresas pela Universidade Federal da Bahia (2010). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2005). Email:

Professor de Sociologia do Ensino Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestre em Sociologia (UNICAMP). Graduado em Ciências Sociais (UNICAMP). Email:

Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - PPGCS-UFBA. Mestre em História pela Universidade Federal da Bahia - PPGH-UFBA (2011). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia  - UFBA (2008). Email:

Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Metodologia do Ensino de Filosofia e Sociologia (FTC). Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Email:

Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando... Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - (PPGCS/FFCH/UFBA). Especialista em Relações Internacionais pela Universidade Federal da Bahia - EADM/UFBA. Diplomado no Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da Escola Superior de Guerra do Ministério da Defesa (ESG/MD) e Bacharel em Ciências Sociais (FFLCH/USP). Email:

Professora de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP (2010). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Paraná - UFPR (2003). Especialista em Culturas Africanas e Relações Interétnicas na Educação Brasileira (2000). Bacharela e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Paraná - UFPR(1998). Email:

Professora de Psicologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Email: miria.alcantara@ifba.edu.br

Professora de Psicologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade Estadual da Bahia - UNEB. Especialista em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia - UFBA e Psicopedagogia (FIA). Bacharela em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Email: moema@ifba.edu.br, soares.moema@gmail.com

Professora de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016). Mestra em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2009). Licenciada Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1993). Email:

Professor de Pedagogia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro -UERJ. Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Email: robertomelo@ifba.edu.br

Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA. Email:

Professor de Metodologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Mestra em Educação pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Especialista em Metodologia e Didática (UCSAL). Bacharela em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Email:

Professor de Psicologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Psicologia Social pela USP (e 2008). Mestre em Psicologia Social pela USP (2002). Graduado em Psicologia pela Universidade de São Paulo (1998). Email:

Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Serviço Social pela UFRJ (2013).  Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2004). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (1996). Licenciado em História pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2000). Email:



Professor de Sociologia do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia-IFBA, Campus Salvador. Doutor em Estudos Étnicos e Africanos pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016). Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2010). Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2004). Email: wagnervinhas@ifba.edu.br